PEER - IESS

PARTICIPATION, ENGAGEMENT AND EVALUATION RESEARCH TO IMPLEMENT EHEALTH SALUTOGENIC SETTINGS

FORMAÇÃO DO GRUPO SEMENTE

Um grupo que representa a instituição, o grupo semente, organiza-se para ser o motor de transformação para um contexto mais salutogénico. Têm sido principalmente investigadores e grupos de estudantes voluntários que assumem a responsabilidade social de mobilizar a comunidade para a resolução de problemas de saúde identificados e para inovar em promoção da saúde.

CAPACITAÇÃO

O grupo semente faz formação para desenvolver a capacidade de gerar processos de promoção da saúde através da pesquisa-ação participativa, envolvendo a comunidade na cocriação, implementação e avaliação de projetos que gerem impacte na saúde e bem-estar das pessoas. Formação disponível:
_ Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde (Pós-Graduação)
_ Curso de Saúde e Segurança em Contextos Recreativos (35h)

Diagnóstico de salutogénese da organização

Um diagnóstico inicial da situação de saúde e sustentabilidade ambiental da organização é a primeira etapa desenvolvida pelo grupo semente. Com essa informação, inicia-se um movimento de mobilização comunitária utilizando o desafio da participação, co-criação e implementação de estratgias.
Vários instrumentos já validados são utilizados para avaliar os estilos de vida das pessoas (estudantes e trabalhadores) e as caraterísticas salutogénicas da organização.

IMPLEMENTAÇÃO

PEER-IESS permitirá aumentar a saúde dos estudantes/trabalhadores, promover o envolvimento dos recursos humanos, diminuir os custos com as doenças profissionais e promover a inovação no que respeita à mudança de comportamento. A pesquisa-ação participativa tem demonstrado grande impacte na co-criação de ações de promoção da saúde
inovadoras, ultrapassando os programas que são de top down, esporádicos e nem sempre correspondem às necessidades reais das pessoas.

AVALIAção de impacte e de outcomes

PEER-IESS gera processos de pesquisa-ação participativa com impacte em:

1. Melhoria dos estilos de vida das pessoas para reduzir os fatores de risco de doença crónica
2. Mobilização das pessoas para zelarem por contextos de vida mais salutogénicos
3. Gestão participativa de uma cultura salutogénica no local de trabalho/estudo e na comunidade
4. Produção de metadados, aplicando os princípios de epidemiologia participativa
5. Inovação e produção de evidência em promoção da saúde

PEER - IESS

O QUE É ?
PEER-IESS (Brito & Mendes, 2009) é uma ferramenta de gestão para mobilizar instituições de ensino superior (com faculdades de ciências da saúde) para se transformarem em contextos salutogénicos através da pesquisa-ação participativa em saúde (PaPS in www.icphr.org). De 2012 a 2018 a sua eficiência TRL 7/10 (nível de prontidão tecnológica) foi demonstrada na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa. Em 10 anos, este processo foi iniciado em várias instituições nacionais e internacionais.

O QUE FAZEMOS ?

Apoiamos as instituições de ensino superior no processo de transformação para se tornarem mais salutogénicas e criarem redes de trabalho para desenvolvimento comunitário.

COMO FAZEMOS ?

Primeiro, um grupo representante da organização – grupo semente – faz formação para desenvolver capacidade de gerar pesquisa-ação participativa em saúde (Curso de Pos-Graduação PaPS). Depois fazem o diagnóstico inicial da situação de saúde e sustentabilidade ambiental. Com essa informação iniciam um movimento de mobilização comunitária utilizando o desafio da participação, co-criação e implementação de estratégias à medida das problemáticas identificadas. Usam vários instrumentos já validados para avaliar os estilos de vida das pessoas (estudantes e trabalhadores) e as caraterísticas salutogénicas da organização. Também identificam projetos, pessoas e recursos da organização que podem ser mobilizados para tornar o ambiente mais salutogénico. Têm sido principalmente investigadores e estudantes voluntários que assumem a responsabilidade social pela resolução de problemas de saúde identificados e, neste contexto, validam tecnologias de promoção da literacia em saúde e estratégias dialógicas de mudança social.

+ Durante estes anos, algumas intervenções de educação de pares já foram validadas:
+ Redução de danos na vida noturna (Antes que te queimes©).
+ Cessação tabágica (AQTQ para de Fumar).
+ Refletir sobre a reforma (RESA).

Estão em validação:

+ Terapia de Aceitação e Compromisso Online para Jovens Adultos (Be Kind To You).
+ Intervenção motivacional online para jovens e idosos sobre as precauções de segurança do COVID-19 (COVID19-MOVee).

PARA QUÊ ?

Há evidência de que estilos de vida saudável reduzem os fatores de risco de doença crónica. Por outro lado, estilos de vida não saudável, tais como fumar, alcoolismo, junk food ou sedentarismo, começam ou consolidam-se na universidade. Também há provas de que os profissionais de saúde têm funções de alto risco e difíceis (tão evidentes com a COVID19). Estes recursos humanos são essenciais para a sociedade e dificilmente podem ser substituídos.
Por outro lado, pouca ação é tomada nas instituições de ensino superior sobre a qualidade do ambiente. Os conceitos relacionados com "green deal" e "como tomar o caminho para alcançar uma economia neutra para o clima até 2050" ainda não entraram na agenda e estão pouco relacionados com a saúde e o bem-estar do local de trabalho. PEER-IESS envolve as pessoas na avaliação do seu estilo de vida e sentido de coerência, bem como da qualidade do ambiente de trabalho, através da aplicação de princípios de epidemiologia participativa.
PEER-IESS permitirá aumentar a saúde dos estudantes/trabalhadores, promover o envolvimento dos recursos humanos, diminuir os custos com as doenças profissionais e promover a inovação no que respeita à mudança de comportamento. A pesquisa-ação participativa tem demonstrado grande impacto na co-criação de ações de promoção da saúde inovadoras, ultrapassando os programas que são de top down, esporádicos e não correspondem às necessidades reais das pessoas. PEER-IESS é uma ferramenta de gestão participativa que permite às organizações aumentar e auto-monitorizar a saúde e o bem-estar e a sua cultura salutogénica no local de trabalho.
Para além das ferramentas individuais para cada organização, o sistema PEER-IESS fornece um mecanismo de cooperação entre as entidades registadas, a fim de manter redes inter e multidisciplinares de inovação em promoção da saúde. Com isto, PEER-IESS promoverá o intercâmbio de boas práticas e a transformação local.

PARA QUEM ?

Instituições de ensino superior (com faculdades de ciências da saúde). A co-criação de contextos salutogénicos significa mais do que saúde escola/ocupacional ou promoção da saúde no trabalho, pois vai além de ações esporádicas e centradas em problemas, visa o empoderamento da comunidade através do envolvimento e participação individual/organizacional para a saúde: a missão de PEER-IESS.

COORDENAÇÃO

irma brito

fernando mendes

Comité de ética

Céu Barbieri-Figueiredo

ESENFC

Armando Silva

Verónica Coutinho

Rosário Mendes

ESEP

Márcia Cruz

Ana Paula Cantante

IPVC

Carminda Morais

Isabel Amorim

Carla Faria

ufpe

fernanda guimarães

fernanda.guimaraes@ufpe.br

UTAD

Maria Joao Monteiro

Isabel Barroso

Conceição Rainho

IPG

Agostinha Corte

UFF

Enéas Teixeira

Donizete Daher

UFCAT

Renata Evangelista

unicv

elga carvalho

elga.carvalho@docente.unicv.
edu.cv

Odete Mota

odete.mota@docente.unicv.edu.cv

dinora cruz

dinora.Cruz@docente.unicv.edu.cv

CURSOS

Os cursos habilitam os participantes a executarem projetos de pesquisa-ação participativa em saúde, focados nas problemáticas dos contextos onde vivem e/ou trabalham.

A formação oferecida segue os padrões de qualidade e acreditação vigentes na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

FERRAMENTAS

ESTILO DE VIDA FANTÁSTICO

CULTURA ORGANIZACIONAL

VER (IREFREA)

COMPORTAMENTOS DOS JOVENS FACE À PANDEMIA COVID-19

trabalhos e estratégias realizados

Redução de danos na vida noturna (antes que te queimes©)

COVID19 -MOVEE

Cessação Tabágica (AQTQ PARA DE FUMAR)

REFLETIR SOBRE A REFORMA (RESA)

BE KIND TO YOU

HISTÓRIAS

PUBLICAÇÕES